PRINCÍPIOS DE FÉ

A fé judaica defende o cumprimento da Torah como regra de vida. Mas o que é a Torah? Torah é compêndio dos cinco livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
No século XII, um sábio judeu chamado Moshê ben Maimon, conhecido por Maimônides, em seus estudos, compilou os 613 mandamentos da Torah, e também desenvolveu, entre outros relevantes materiais, os treze princípios da fé judaica.
Rambam Maimônides, que nasceu em Córdoba, na Espanha, no ano de 1135, tendo falecido em 1204, ao fundamentar a fé judaica em 13 princípios, visava dar uniformidade ao judaísmo em seu credo elementar. Basicamente, todo judeu religioso, deve crer nesses treze princípios. As várias linhas judaicas de pensamento podem divergir em aspectos distintos, mas em uníssono, todos proclamam da sabedoria de Maimônides, e defendem os treze princípios de fé judaica.
A Congregação Israelita da Nova Aliança acredita nos treze princípios, defende o cumprimento dos 613 mandamentos da Torah (obviamente, aqueles que são passíveis de serem cumpridos atualmente).
Nossa fé busca o aperfeiçoamento espiritual da comunidade para que, através do cumprimento das mitsvot (mandamentos) da Torah, nos aproximemos do Criador e de cumprir a Sua vontade, e que isso nos conduza também ao Olam Habah (Mundo Vindouro). É isso que foi dito a nós através do profeta Jeremias, ao anunciar a Nova Aliança: “Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr 31:31-33).
Os escritos da Brit Chadashah, chamado Novo Testamento, em várias citações mencionam a figura de Yeshua como Mashiach e mediador dessa Nova Aliança.
Abaixo, apresentamos os treze princípios da fé judaica, formulados por Maimônides, no século XII, mas que em nada está em desacordo com a fé ensinada por Yeshua e seus discípulos.

1) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele só, fez as criaturas e as dirige e Ele só, fez, faz e fará todas as obras.
2) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o Unico e não há unicodade como a dEle, de nenhuma maneira. E só Ele é nosso Deus; Ele existiu, existe e existirá para sempre.
3) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, não é corpo e não se pode assemelhar à matéria. Ele não tem nenhuma comparação com qualquer coisa.
4) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o primeiro e o última, sem fim.
5) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, a Ele só, se deve rezar e não a outro.
6) Eu creio com fé completa que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.
7) Eu creio com fé completa que a profecia de Moisés, nosso mestre, de bendita memória, é verdadeira e que Ele é o pai (mestre) de todos os profetas anteriores e posteriores a ele.
8) Eu creio com fé completa que toda a Lei que se encontra em nossas mãos é a dada a Moisés, nosso Mestre, de bendita memória.
9) Eu creio com fé completa que esta Lei não foi trocada, nem haverá outra Lei da parte do Criador, bendito seja o Seu Nome.
10) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele conhece todas as obras dos homens e todos os pensamentos, pois assim foi dito: “O Criador de todos os corações conhece todas as suas obras.”
11) Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, recompensa aos que guardam os Seus preceitos e pune os que os transgridem.
12) Eu creio com fé completa na vinda do Messias, e apesar dele tardar em vir, contudo, esperá-lo-ei em cada dia.
13) Eu creio com fé completa que haverá a ressurreição dos mortos quando for do agrado do Criador, bendito seja o Seu Nome, e exalçada a Sua lembrança para todo o sempre.

A CINA, a cada semana, a cada shabat, visa aperfeiçoar a fé no cumprimentos desses princípios e das mitsvot da Torah, entendendo que Yeshua é o nosso Mashiach eleito, e que Ele veio para nos ensinar a cumprir, de todo o coração, os mandamentos do Eterno.

Se você deseja tomar conhecimento de nossos estudos, muitos temas abordados estão disponíveis em videos em nosso canal do YouTube. Para acessar o canal, clique aqui.